Para estrear nossas postagens no blog, decidimos contar um pouco do Abrigo e desafios diários na causa animal. Não é fácil, mas somos felizes por estarmos onde estamos hoje e fazendo o que fazemos.

O Abrigo Balaio de Gato funciona sem fins lucrativos e de forma séria, para cuidar do maior número possível de animais com respeito e amor. Não recebemos nenhum auxílio do governo, a quem caberia a responsabilidade de cuidar da população animal abandonada. Todos os nossos colaboradores atuam de forma voluntária em seus momentos de folga (e muitas vezes fora deles também), sem receber nada por isso. Todos fazem única e exclusivamente por amor. Possuímos voluntários em diversas funções, pois é necessário cuidar da limpeza do abrigo, da comunicação em redes sociais, das parcerias, dos resgates, dos animais e até mesmo dos voluntários!

Nossa protetora, Viviane Barbosa, é considerada nossa voluntária mor, pois praticamente abdicou de sua vida para cuidar dessas vidinhas tão preciosas e tão injustiçadas pelo ser humano. Ela deixa de sair, de viajar, de comprar coisas para si própria, tudo para que eles tenham condições melhores. Infelizmente nem sempre nossos cuidados são suficientes, então alguns acabam virando estrelinha, pois uma vida em um abrigo não é nada fácil.

Financeiramente contamos com a colaboração daqueles que apoiam a causa animal e estamos nos organizando para que todos os nossos custos, assim como o que é arrecadado, sejam divulgados mensalmente por e-mail e no site do abrigo, de forma clara e objetiva. Sendo que qualquer pessoa que desejar ver uma prestação mais detalhada pode ficar à vontade para falar conosco que teremos o maior prazer em mostrar e explicar todos os nossos gastos. Todo dinheiro arrecadado serve para manter por volta de 180 gatos e 30 cachorros, que precisam de aproximadamente 725kg de ração por mês além de outros gastos necessários para seus cuidados.

Devido à enorme quantidade de animais no Abrigo, e chegam mais a cada dia, nós não temos condições de ajudar a todos que nos pedem ajuda. Por causa disso, também não divulgamos nosso endereço, pois infelizmente realizam muitos abandonos em nossa porta e não temos condições de receber a todos. A superlotação do Abrigo é perigosa, pois pode colocar em risco a saúde dos animais que já estão aqui e que fazemos de tudo para proteger.

Quando negamos ajuda, não é porque não queremos ajudar, ou porque estamos deixando de fazer nossa obrigação (como já ouvimos de algumas pessoas). É porque não podemos. Porque a nossa condição financeira e de espaço é limitada. E por mais que queiramos, não podemos abraçar a todos. Somos um grupo pequeno de pessoas e infelizmente não conseguimos salvar a todos. Então atualmente estamos tentando auxiliar com informação e tentando ajudar com nossa experiência. Orientamos às pessoas que encontram um animal abandonado de forma que elas consigam fazer a diferença, com nosso apoio. Se cada um fizer um pouquinho, mais animais serão salvos e encontrarão um lar com segurança e amor.

Sabemos que todo nosso trabalho ainda é pouco perto da quantidade de animais abandonados (e que nascem) diariamente nas ruas de Belo Horizonte. Pedimos desculpas a todos os animaizinhos que não conseguimos ajudar, e prometemos a eles que continuaremos fazendo de tudo para esse pequeno grupo de pessoas possa crescer, e ajudar ainda mais, seja salvando ainda mais animais ou levando informação e sensibilidade a todos que alcançarmos!

É muito trabalho para manter tudo funcionando, mas com a ajuda de todos conseguimos fazer cada vez mais, e somos bastante gratos! Temos muito orgulho do nosso trabalho de formiguinha pois sabemos que fazemos a diferença e isso continuará nos movendo, acreditamos que somente assim poderemos mudar as coisas!

O Abrigo