A História do Abrigo Balaio de Gato

Nossa protetora, Viviane Barbosa, sempre foi muito apaixonada por bichos e é “catadora de bicho de rua”, como ela mesma diz, desde que nasceu. Na noite da véspera de Natal de 2012, viu uma gatinha sendo maltratada, e ao se aproximar para intervir, viu que ela estava tendo filhotinhos! Não conseguiu ver essa crueldade e indignada, mesmo sem saber direito o que fazer, resgatou a gatinha e seus três filhotinhos. Assim, no dia 24 de dezembro de 2012 nasceu, meio que sem querer, junto com aqueles três gatinhos, o Abrigo Balaio de Gato.

No começo eram resgatados poucos animais, mas com um pedido de ajuda aqui e um resgate acolá, o número de bichinhos no abrigo foi crescendo, crescendo e crescendo. Dessa forma, mais e mais animais em situação de rua ou em risco foram sendo resgatados e após muito trabalho para deixá-los bem e saudáveis, foram sendo encaminhados para lares amorosos. 

Na nossa caminhada com o Balaio conhecemos muitas pessoas especiais, que nos apoiam e nos ajudam no nosso trabalho, possibilitando que sejam resgatados mais animais e dando a chance de eles serem encaminhados para adoção, proporcionando dessa forma uma vida melhor para eles. 

Após um tempo como protetora independente, a Vivi (apelido carinhoso da Viviane), acabou nos juntando com outra ONG de Belo Horizonte e durante 2 anos funcionamos como lar temporário (LT) para eles. Porém os planos foram novamente mudados e voltamos a ser o Abrigo Balaio de Gato em 2017. Nessa época, acabamos ficando com um número de animais além da nossa capacidade como abrigo, e passamos por algumas adversidades. 

Apesar de todos os desafios e aprendizados, com a ajuda de muita gente e dos nossos voluntários, conseguimos reestruturar o Abrigo Balaio de Gato e assim continuar nosso trabalho, pois acreditamos que adotar muda a história de muitos animais e de muitos humanos, por isso nosso lema é:

Adotar é uma forma de amor!